domingo, 23 de agosto de 2009

Maturidade Espiritual



Publicado em 24 de novembro de 2008 no http://espiritual-idade.spaces.live.com/


Hoje, estou dedicando este dia ao meu tio e padrinho batismal JOSÉ MENDONÇA DOS REIS, pessoa humana linda, que me incentivou durante a adolescência, foi um bom condutor na minha formação filosófica e moral, sua filosofia de vida contagiante, seguro, competente, educado. Procurou na carreira militar se empenhar até ser reformado.
Em todos os livros (que me emprestava para eu ler desde pequenina) escrevia: HEI DE VENCER!
E, de fato, venceu não só a vida como também a si mesmo.
Tenho durante décadas o primeiro livro infantil que me presenteou com uma dedicatória linda: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS e o segundo: POESIAS INFANTIS.
Quando passei no Vestibular, nova coleção de literatura que a guardo até hoje.
Ia me colocando, semanalmente, cada obra de Machado de Assis e os meus preferidos de José de Alencar... foi um exemplo para mim até na seleção da minha escolha profissional, segui os passos dele com vocação bem discernida e também fiz Letras.
Sempre, na juventude, me levava aos concertos que a Universidade Gama Filho (onde se formou) oferecia. Gostava tanto, ia toda prosa com o meu padrinho!
Num doloroso momento pessoal de minha vida, foi meu braço forte, me fazendo tomar uma atitude com plena convicção e disto até hoje eu nunca me arrependi.
Sempre muito sensato e lúcido, muito transparente e sem rodeios no trato, teve também comigo pulso forte mas o que mais me encantou sempre foi sua sensibilidade, seu coração cheio de ternura, seu fino trato comigo e com todos.
Como se tudo isto não bastasse, ainda se lhe acrescento seu romantismo na medida certa que nunca perdeu.
A história de sua vida dá um livro cheio de poesia e amor.
Que mais posso dizer de um tio e padrinho que me ensinou o que é ser um homem de verdade?
Hoje se lhe dedicasse um livro seria este o seu lema que lhe ofertaria: Forte sem jamais perder a Ternura. Assim o defino, em pouquíssimas linhas, no dia em que comemora o Dom da Vida.
Parabéns e que a vida se encarregue de dar ao senhor o dobro de toda dedicação que teve para comigo!
Quando era pequenina eu lhe tomava a "bênção".
Agora cresci e sou eu quem lhe digo:
Deus o abençoe!
Sua sobrinha e afilhada que lhe quer muito bem.
Muito obrigada por TUDO.


2 comentários:

  1. Gina escreveu:
    Bela e justa homenagem. Devemos valorizar sempre as pessoas que fizeram diferença em nossas vidas. Parabéns pela iniciativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. roselia bezerra(Disponível)escreveu:
    Coloco uma letra de música que bem define TUDO que ele sabe de mim e que tenho certeza de que a lendo ou a ouvindo diria com toda segurança:essa música foi feita pra minha afilhada...

    QUEM ME SEGUROU FOI DEUS
    COM SEU AMOR DE PAI.
    QUEM CUIDOU DE MIM
    FOI DEUS.
    QUEM ME AMPAROU FOI DEUS

    EU QUIS SER FIEL
    E O PECADO COMO UM FEL
    AMARGUROU MEU CORAÇAO

    DAÍ EU QUIS FUGIR
    DA VIDA DESISTIR
    DEUS NÃO DEIXOU

    QUEM ME SEGUROU FOI DEUS
    COM SEU AMOR DE PAI

    QUEM ME COMPREENDEU FOI DEUS
    QUANDO EU CHOREI DEMAIS

    ELE TAMBÉM CHOROU
    QUANDO LÁZARO MORREU
    E SE COMPADECEU
    CHORAR COMIGO A MINHA DOR
    MAS RESSUSCITAR A ALEGRIA E O AMOR
    QUANDO SE PERDE ALGUÉM
    PARECE QUE SE PERDE A PAZ...

    QUEM ME SEGUROU FOI DEUS!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...